terça-feira, 30 de junho de 2009

TRIBUNAL DA CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DE GINETTA CALLIARI


O trabalho do Tribunal pela Causa de Beatificação de Ginetta prossegue. Até hoje, 59 testemunhas já foram ouvidas.
Em julho de 2008, os padres do Tribunal foram a Brasília e Recife a fim de ouvirem o depoimento de várias pessoas que conheceram Ginetta nos primórdios do Movimento dos Focolares no Brasil. Além disso, por um pedido de Dom Ercílio Turco feita a Dom Giuseppe Matarrese (bispo de Frascati, Itália), instalou-se naquela diocese italiana um Tribunal Rogatorial, para recolher depoimentos de várias pessoas residentes ali, que conheceram Ginetta.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ARQUIVO DO CENTRO GINETTA CALLIARI

Com a abertura do processo de beatificação de Ginetta Calliari, em 8 de março de 2007, teve início, oficialmente, o arquivo do rico material sobre sua vida. O acervo compreende um número muito grande de documentos existentes, que é uma ampla fonte de informação para o processo, além de ser um registro histórico sobre o Movimento dos Focolares no Brasil. A estruturação do arquivo está em andamento e prevê a seguinte catalogação dos documentos:
• correspondência pessoal de Ginetta e para Ginetta;
• declarações ou testemunhos escritos e assinados sobre Ginetta;
• documentos pessoais de Ginetta (documentos religiosos, civis, documentos relativos à saúde, etc.);
• fotos;
• gravações em áudio e vídeo;
• relatos de graças recebidas por intercessão de Ginetta (até o momento, o Centro recebeu 200 relatos escritos, mas têm-se notícia de muitos outros);
• manuscritos de Ginetta (diários, anotações para suas palestras nos vários encontros, etc.);
• publicações sobre Ginetta (livros, entrevistas, artigos em jornais, revistas e internet, entrevistas na TV);
• homenagens a Ginetta;
• objetos de uso pessoal que pertenceram a Ginetta.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Ela foi uma inesquecível mestra de vida para nós, sacerdotes e religiosos".


Conhecer Ginetta foi uma graça especial em minha vida. Ela foi uma inesquecível mestra de vida para nós, sacerdotes e religiosos. Formou gerações de sacerdotes e bispos para o Brasil. Ensinou-nos, na sua simplicidade e serenidade, durante nossos encontros no Centro Mariápolis ou nas Mariápolis , como sermos cristãos, antes de sermos sacerdotes ou religiosos.
As experiências de vivência cristã que nos comunicou nos encontros, seu modo de viver radicalmente a fé, a confiança em Deus de deixar-se guiar momento por momento pela vontade Dele, isso e tudo o mais produziram em nós um impacto profundo e se tornaram para nós um convite a uma nova conversão. Foi um impulso para “nos desclericalizarmos” e vivermos o nosso “ser padre” num estilo de sacerdócio mariano, na simplicidade de Jesus, em unidade com nossos irmãos sacerdotes. Sua fidelidade a Chiara, vivida com escrupulosidade absoluta, mostrou para nós um caminho seguro para viver, em todo o momento, a vontade de Deus.

Ela nos ajudou a perder o medo da cruz, do sofrimento, já que ela teve uma prática de muitos anos de encontrar e festejar Jesus Abandonado, seu esposo, em cada dificuldade, sofrimento ou surpresa desagradável.
Ginetta viveu a espiritualidade da unidade de uma maneira muito concreta, interessando-se vivamente pelas necessidades e problemas de cada um de nós e de cada comunidade religiosa. Colocava também essa intenção em sua oração pessoal. Sou-lhe muito grato por tudo o que ela fez por mim e pela minha comunidade religiosa! Agradeço a Deus por te tido ocasião de viver alguns momentos da minha vida perto de Ginetta. Tento seguir seu exemplo e peço sua intercessão junto a Deus.
Padre J.S. (religioso)