terça-feira, 23 de março de 2010

O BAIRRO DO CARMO, UMA COMUNIDADE PREDILETA DE GINETTA

Nas proximidades da Mariápolis Ginetta existe o Bairro do Carmo, comunidade de descendentes de escravos. Transmitir para os seus moradores o Ideal da Unidade, para que se tornassem "homens novos", impregnados pela cultura do Evangelho, sempre foi uma prioridade para Ginetta. Isso significava também oferecer a todos uma formação humana integral, resgatando neles a consciência da própria dignidade, a alegria de serem filhos de Deus e, desse modo, ajudá-los a se autopromoverem. Ela fazia de tudo para obter recursos para projetos com essa finalidade. E o Bairro, com o trabalho voluntário de muitas pessoas, foi se transformando. Transcrevemos abaixo o testemunho de uma moradora do Bairro:
A experiência que eu tenho de Ginetta é de toda a minha vida, praticamente. Eu me casei em 1982 e toda semana havia o encontro da Palavra de Vida.
Chegavam muitas notícias de Ginetta, muita "providência" que ela mandava para nós. Então a gente foi cultivada praticamente por todas as focolarinas que iam lá, ou as voluntárias, mas em nome dela, de Ginetta mesmo.
Quando Ginetta vinha visitar o Bairro, então a gente colhia flores e ia para frente da igreja. Eu me lembro, como se fosse hoje, que a minha filha, então, dava um raminho de flores a Ginetta, que brincava de roda com ela e abraçava a gente. No começo, eu tinha um pouco de receio, de vergonha, mas daí eu comecei a conhecer e a participar do grupo de aprofundamento da espiritualidade, e fui me sentindo sempre mais livre, mais à vontade com todo mundo.
Eu vejo assim, que tudo na minha casa, o meu relacionamento com os filhos, com o meu marido, o meu jeito de viver hoje, é por causa dessa influência dela.
Para mim, hoje, nas dificuldades, é espontâneo lembrar essa perseverança dela em tudo e de acreditar. Ginetta deixava tudo por amor a Ele, Jesus Abandonado e, se fosse vontade Dele, as coisas aconteciam.
Em todas as situações no Bairro, a gente faz uma oração e pedimos juntos para ela, vamos em frente seguindo o exemplo da perseverança dela.
Maria Aparecida Borba do Carmo

sexta-feira, 12 de março de 2010

HOMENAGEM A GINETTA NO 9º ANO DE SEU FALECIMENTO E 3º DO INÍCIO DO SEU PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

Mais um ano se passou, um ano de muitas alegrias, para a glória de Deus, pelas maravilhas que Ele tem realizado por meio do testemunho de vida cristã de Ginetta Calliari.
Agradecemos pela colaboração de todos os que acompanham os trabalhos do seu Processo de Beatificação com orações, ofertas, com o envio de depoimentos, recordações, graças recebidas por sua intercessão e de fatos vividos sob a inspiração de seu testemunho de vida.
No dia 6 de março Rogério Dentello, violonista de fama internacional, quis realizar um concerto na Mariápolis e destinar a renda para o Processo de beatificação de Ginetta.
No dia seguinte, na Igreja de Jesus Eucaristia, na Mariápolis, D. Ercílio Turco, Bispo de Osasco, presidiu a missa e no final da mesma convidou todos os presentes para irem ao túmulo de Ginetta rezar a oração de intercessão e cantar uma canção.
Em seguida, no auditório do Centro Mariápolis realizou-se uma cerimônia em homenagem a ela. Um breve vídeo, no qual Ginetta contava o que representou para ela o seu encontro com Chiara Lubich, proporcionou, de modo especial àqueles que não a conheceram pessoalmente, a ocasião de sentirem-se envolvidos e contagiados pelo seu entusiasmo e pela convicção que ela tinha da beleza de seguir o Ideal da unidade. Foram comunicadas algumas notícias sobre o andamento do Processo de beatificação e foi possível uma conexão por skype com o advogado Carlo Fusco, de Roma, postulador da Causa.
A seguir, um número musical e uma dos quatro representantes do Movimento budista Risho-Kossei-Kai, presentes, leu uma mensagem do Rev. Kasuya Nagashima, dirigente desse Movimento em S. Paulo, e que, naqueles dias, se encontrava no Japão.
Duas pessoas que conheceram Ginetta, relataram o próprio testemunho do papel dela em suas vidas: Giulio Sarrugerio, focolarino italiano que mora na Mariápolis e que conheceu Ginetta ainda nas primeiras Mariápolis em Fiera di Primiero, e Françoise Neveux, esposa de François Neveux, empresário francês da EdC.
Foram dois dias muito especiais em que juntos agradecemos e louvamos a Deus pela vida de Ginetta.