segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A “LEGIÃO BRANCA”

Trecho extraído do livro “Ginetta. Uma vida pelo ideal da unidade”

Era o dia de Nossa Senhora das Neves, e Chiara nos disse:
- Precisamos cobrir o mundo de branco, de neve, devemos “imaculatizar” o mundo, perfumar o mundo.
Lembro-me de que nascia em uma ou outra jovem o desejo de seguir Jesus, assim como Chiara o havia seguido. Então, cada uma conversava pessoalmente com ela.
Um dia, ela escreveu uma carta convidando aquelas jovens que queriam dar tudo a Deus da mesma forma que ela para uma reunião. Éramos quarenta, mas nem todas puderam ir. Chiara chamou-nos “a legião branca”.
Lembro-me de que, numa tarde de chuva, trovões, escuridão e bombardeios, uma tarde realmente desoladora, reunimo-nos numa sala. Quando comunicamos ao frade capuchinho que nos dirigia espiritualmente o nosso desejo de viver por Jesus Abandonado presente nos irmãos, ele disse:
- Temos de fazer uma promessa solene.
Ele veio com um grande crucifixo e, passando, colocava-o nos nossos braços. Chiara foi a primeira. Aquele crucifixo era símbolo de que estava pronta a levá-lo nos braços, amá-lo, carregá-lo até o fim da vida. Entre nós havia também uma adolescente; quando chegou a vez dela, ele parou um pouquinho, com receio e lhe disse:
- Será que você quer isso mesmo? Você o quer por toda a vida?
- Sim, eu quero!
- Será que você não vai deixá-lo cair no chão?
Ela ficou vermelha, mas respondeu:
- Não, não quero deixá-lo cair no chão!
Eu fiquei impressionada, nunca se apagou da minha mente aquele momento. Chegou também a minha vez e, em unidade, fizemos o pacto de acompanhá-lo na nossa vida, até o fim.

Um comentário:

Inês disse...

ao ler este texto...recordo de Ginetta, pessoalmente contando...sua vóz, sua firmeza, que nos levava a todos a fazer a escolha de Deus em nossas vidas.
Conheci Ginetta em agôsto/79 num encontro de "Famílias Novas". Lembro que chovia muito e ela falava em "chuva de graças"...