segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

UMA FÉ CARISMÁTICA

Extraído do livro “Ginetta. Uma VIDA pelo IDELA da UNIDADE”

Sua fé foi sempre considerada carismática, “escandalosa”, fazendo jus à Palavra de Vida que havia recebido de Chiara (ou seja, uma frase das Escrituras que serve de programa de vida): “Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá” (Jo 11,26). Para ela, nada era impossível tratando-se de uma vontade de Deus a ser realizada.
A vida de Ginetta está marcada por contínuos fatos nos quais a vivência das palavras do Evangelho se manifestou em efeitos, diríamos, extraordinários. Ela acreditava na veracidade do Evangelho, nas promessas de Jesus, e exortava todos a pedirem a Deus tudo de que precisavam, “com a fé de já ter obtido”. Diante de um pedido seu, da exposição de alguma necessidade imediata para levar adiante o progresso do Movimento, ninguém conseguia dizer não. Ginetta possuía a grande capacidade de envolver as pessoas no seu entusiasmo e na sua fé pela causa de Deus: os bolsos se esvaziavam, as jóias eram doadas, mão-de-obra era posta à disposição, transferências para outras cidades e mudanças de trabalho se efetuavam... E o resultado era sempre uma comunidade compacta, onde todos eram “um só coração e uma só alma” (cf. At 2,42).
Nos depoimentos sobre Ginetta percebe-se, ainda, que ela acreditava nas pessoas, ou seja, nas suas potencialidades, talvez escondidas, muitas vezes por elas mesmas ignoradas, mas sempre presentes no seu interior, e sabia fazê-las emergir e desenvolver-se.
Quando os tempos urgiam testemunhos concretos de fraternidade, seja no âmbito social, seja no eclesial, Ginetta envolveu muitos membros do Movimento na redação de três livros, coletâneas de fatos e experiências de Evangelho vivido, único caminho, segundo ela, para gerar “homens novos”, aptos a construírem uma sociedade justa e fraterna.

Um comentário:

Lucia Santana disse...

Li o 1º livro de "Ginetta"e reli,p/ muito me tocaram os testemunhos dela.E agora, sendo serva de Deus,quero pedir uma graça a Deus p/seu intermédio, e espero alcançá-la !
Lucia Santana