quarta-feira, 11 de março de 2009

HOMENAGEM A GINETTA CALLIARI 2009


No dia 8 de março, dia internacional da mulher, a Mariápolis Ginetta comemorou uma mulher extraordinária: Ginetta Calliari.
A homenagem a ela aconteceu no oitavo ano do seu falecimento e segundo da abertura do seu processo de beatificação.
Estavam presentes 265 pessoas, recebidas com um coquetel. O programa começou com a acolhida, feita pelos coordenadores da Mariápolis: Gehilda Cavalcanti, que expôs o significado deste dia, e Dorival Spatti, que explanou “o que é a Mariápolis Ginetta” aos que aqui vinham pela primeira vez.
A seguir, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha deu uma calorosa saudação a todos, lembrando o desenvolvimento da Mariápolis e a presença do Movimento dos Focolares no município ainda antes que este fosse emancipado.
“A nossa cidade – disse o prefeito – sente-se honrada por ter em seu solo o corpo de Ginetta Calliari. Para os habitantes desta cidade, Ginetta será uma figura a ser imitada; um exemplo de mulher, de coragem e de fé, de cristã autêntica.”
A presença de uma delegação budista da Risho-kosei-kai evidenciou o relacionamento de estima e respeito mútuo que liga o Movimento dos Focolares a esse movimento budista japonês. O Reverendo Nagashima, em nome de todos, expressou sua admiração por Ginetta Calliari e o Movimento que ela representa.
Após dois testemunhos de quem conheceu Ginetta pessoalmente e se sentiu impulsionado por sua força evangélica, o breve programa foi coroado pela beleza de dois números musicais de violão clássico – Bachianinha nº1 de Paulinho Nogueira e Ave Maria de Schubert – executados com agilidade e sentimento pelo músico Rodrigo Domingues, professor da Escola municipal de Música de Vargem Grande, que já passou pelo conservatório de Tatuí, pelo Conservatório Bethoveen, atualmente bacharelando da UNESP.
A conclusão desse momento foi na igreja da Mariápolis, com a missa celebrada por D. Ercílio Turco, o bispo da diocese onde se encontra a Mariápolis Ginetta. Outros testemunhos evidenciaram a força evangélica com a qual Ginetta conduziu sua vida e influenciou tantas outras.
A missa foi concelebrada por alguns sacerdotes, dentre os quais os membros da Comissão Teológica do Processo, Pe. Tiago e Pe. Gilvan.
Esteve presente também a Prof. Rosa Maria Ayter, da Comissão Histórica.
O Boletim nº2 da Causa de beatificação e canonização de Ginetta Calliari foi recebido com entusiasmo, permitindo a todos acompanharem o andamento do processo e principalmente aproximarem-se ainda mais da vida de Ginetta, que deixou um rastro de luz que ilumina muitos de nós ainda hoje.

Nenhum comentário: