segunda-feira, 18 de maio de 2009

GISELLA CALLIARI - irmã mais nova de Ginetta

(Foto: Gisella e Ginetta)

Mariápolis Araceli, 10 de março de 2001

Minha irmã Ginetta, que era mais velha do que eu dois anos, nasceu em Trento, em 15 de outubro de 1918, numa família correta, sadia e de fé profunda.
Desde pequenas, éramos muito unidas, inclusive nas travessuras de criança.
Mais tarde, conseguimos juntas um emprego numa empresa perto de Veneza, cujos proprietários nos consideravam filhas e cogitavam fazer-nos, um dia, herdeiras de tudo.
Recordo, daquele tempo, nosso sofrimento quando constatamos as desigualdades sociais em relação aos camponeses e aos empregados.
Um dia, recebemos um cartão postal de uma amiga de Trento que falava de Deus como aquele que vale mais do que tudo. Foi como um chamado de Dele. Decidimos deixar tudo (preparando-nos às escondidas, para que não nos impedissem) e voltamos a Trento. Alguns dias depois, as bombas interromperam aquela estrada...
Na primavera de 1944, aconteceu nosso encontro com Chiara. Nossa adesão foi imediata e total. Ginetta logo ficou com Chiara no primeiro focolare, da praça Cappuccini.
Mais tarde, em 1948, quando Chiara foi para Roma, ela confiou Trento a Ginetta, De lá, o Ideal se espalhou pelas cidades vizinhas: Veneza, Pádua; em seguida, Milão, Turim e todo o norte da Itália.
Ginetta ia a essas cidades, amava, falava e conquistava pessoas; surgiam focolarinas, focolarinos, comunidades inteiras.
Chiara recorda o nascimento da primeira comunhão dos bens, ainda na comunidade de Trento

Nenhum comentário: