terça-feira, 9 de agosto de 2011

CHIARA E GINETTA

Trecho extraído da revista Cidade nova de março de 2011, pg. 29.

No dia 8 de março, decorrem dez anos do falecimento de Ginetta Calliari, uma das primeiras companheiras de Chiara, que se distinguiu, de modo especial, por sua estreita unidade com ela. Para Ginetta, era indispensável ser fiel ao "Pacto de Unidade" feito com Chiara nos primeiros anos do Movimento dos Focolares e beber constantemente da fonte do Carisma da Unidade par apoder transmiti-lo, de modo autêntico, a todas as pessoas que encontrava. Seu processo de beatificação e canonização está em andamento desde 2007.

Ao escrever uma autobiografia, Ginetta conta:
A seguir, transferi-me novamente à Praça dos Capuchinhos, onde Chiara morava. Era um privilégio ímpar. E eu, como se diz, caminhava “na ponta dos pés” para conseguir escutar sempre “aquela voz” e não romper a estabilidade de Jesus no meio.
Dormia no quarto de Chiara e, uma noite, quando eu já estava me abandonando ao sono, escutei-a me dizer: “Ginetta, tenhamos Jesus em meio!”. “Sim, Chiara!”. Pouco depois ela me disse novamente: “Ginetta, tenhamos Jesus em meio!”. “Sim, Chiara!”. Respondi com toda a alma. E de novo: “Ginetta, tenhamos Jesus em meio!”. “Sim, Chiara!”. Dessa vez eu estava inteiramente ali, com ela, no Essencial. Então Chiara continuou: “Tenhamos Jesus em meio e peçamos a Ele para ir às casas dos que sofrem, dos doentes, que entre nos casebres dos pobres, levando a Sua paz e o Seu Amor”.
Esse tempo, transcorrido com Chiara, permaneceu na minha memória como um dos períodos mais lindos da minha vida!"

"Em pouco tempo, o Ideal (da Unidade) foi espalhando-se em várias cidades da Itália, inclusive em Roma. Dali começou a chegar muita correspondência, freqüentemente solicitando a presença de Chiara na “capital do cristianismo”.
Chiara foi a Roma pela primeira vez e me pediu para acompanhá-la. Daquela viagem, eu me lembro da forte sensação de pequenez e do grande desejo de estar unida a Chiara. (...). Chegou o momento no qual tivemos que nos separar dela pela primeira vez... Ninguém teria podido substituí-la, mas precisava que alguém o fizesse e Chiara pensou em mim. Daí para frente os fatos são conhecidos."

Nenhum comentário: